quinta-feira, 8 de novembro de 2012

VOCABULÁRIO E CONTEXTO


Chama-se vocabulário a um grupo de palavras conhecidas por um indivíduo ou qualquer outra entidade, concreta ou abstrata. O vocabulário próprio de uma pessoa é definido como o conjunto de palavras que esta é capaz de compreender, ou então, o conjunto de palavras que esta é capaz de utilizar na formação de novas frases.

Contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre. Bronislaw Malinowski (Halliday & Hasan, 1989) advogou uma importante teoria acerca do contexto de uso. Ele precisou de um termo que expressasse todo um ambiente onde seria analisado, incluindo o ambiente verbal e a situação na qual o texto fosse falado. Sendo assim, com algumas apologias, criou o termo “context of situation”. Pelo contexto de uso, entendemos o ambiente onde o texto está sendo realizado.

Domínio do discurso: refere-se ao que está acontecendo, à natureza da ação social.

Tenor do discurso: refere-se à natureza dos participantes envolvidos na interação.

Modo do discurso: refere-se às funções particulares que são determinadas pela língua na situação observada.  

Sendo assim, o contexto de uso é definido pelo ambiente imediato que determinado texto está sendo produzido. Este conceito é usado para explicar por que certos textos são ditos ou escritos em ocasiões particulares e por que outros não podem. A partir do momento em que o falante lê e ouve, ele faz previsões acerca do que será reproduzido em seguida, influenciado pelo contexto da interação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário